Com cantos e danças, indígenas celebram acordo e liberam ferrovia que liga PA ao MA 5r5y5v

G1 - g1.globo.com - 15/03/2025
Com cantos e danças, indígenas celebram acordo e liberam ferrovia que liga PA ao MA
2-3 minutos

Os manifestantes da etnia Gavião celebraram com cantos e danças o acordo firmado pela mediação do MPF - confira no vídeo acima.

A via, que liga os municípios do Pará ao Maranhão, estava com um trecho bloqueado desde o dia 9 de março. Os indígenas instalaram tendas no ponto que fica entre os municípios de Bom Jesus do Tocantins e Marabá.

O acordo definiu que um termo de compromisso já firmado anteriormente na Justiça entre a Vale e o indígenas seja revisto em um prazo pré-definido por ambas as partes.

Mesmo após a desinterdição, a circulação do trem de ageiros segue suspensa neste sábado (15/3) e domingo (16/3) para inspeção da via e manutenções. As circulação do trem só será retomada a partir de segunda-feira (17/03), segundo a Vale.

Reinvindicação dos indígenas

De acordo com os manifestantes, a mineradora Vale ultraou os limites de atuação na área e invadiu cerca de 500 metros que pertence à TI.

Segundo o grupo, a área onde a mineradora construiu a ferrovia é essencial para a subsistência das 32 aldeias localizadas na região. As reivindicações existem desde a construção da ferrovia, na década de 1980 - quando também a TI foi homologada, em 1986, para abrigar quatro povos indígenas.

A ferrovia tem 892 km de extensão, segundo a Vale. O trem que leva ageiros percorre 27 cidades em 16 horas de viagem e transporta cerca de 1.300 pessoas por dia. Além dele, outros 60 trens am pela ferrovia diariamente com combustível e minério de ferro.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/03/15/com-cantos-e-dancas-indigenas-celebram-acordo-e-liberam-ferrovia-que-liga-pa-ao-ma.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas: kv21

  • TI Mãe Maria
  •   1d1953

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.