Onze pessoas são presas durante operação policial em área de disputa entre indígenas e fazendeiros na Bahia 4g5612

G1 - g1.globo.com - 20/03/2025
Onze pessoas são presas durante operação policial em área de disputa entre indígenas e fazendeiros na Bahia
3-4 minutos

Onze pessoas foram presas na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, nesta quinta-feira (20). De acordo com a Polícia Civil, as prisões aconteceram durante uma operação que investiga ameaças de indígenas contra fazendeiros da região. As identidades dos suspeitos não foram informadas.

Entre os detidos, oito foram presos em flagrante e outros três tiveram o mandado de prisão cumprido. Também foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, um revólver, espingardas e munições.

Segundo o delegado Roberto Júnior, mais de 35 equipes e cerca de 150 policiais civis e militares estiveram envolvidos nessa ação. Em uma das abordagens, um agente acabou ferido na barriga após ser atingido por uma bala de grosso calibre, que perfurou parcialmente o colete. Ele foi atendido em uma unidade de saúde e a bem.

"São prisões temporárias relativas aos crimes de roubo esbulho possessório, de agressões físicas, de associação criminosa e uma série de outros crimes que estão sendo tipificados ao longo do inquérito", informou o delegado Moisés Damasceno, coordenador regional da Polícia Civil (PC).
Bala perfurou parcialmente o colete e deixou ferimento na barriga de policial na Bahia - Foto: Reprodução/TV Bahia

Bala perfurou parcialmente o colete e deixou ferimento na barriga de policial na Bahia - Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo a polícia, as investigações apontam que grupos de "supostos indígenas" usam o "pretexto de retomada de territórios ancestrais" para:

agir com violência e grave ameaça contra trabalhadores e proprietários rurais;
saquear produções agrícolas, mobiliários e veículos;
restringir a liberdade das vítimas por períodos juridicamente relevantes.

Indígenas ocupam Parque Nacional do Descobrimento, no extremo sul da Bahia - Foto: Divulgação

Os indígenas, por outro lado, afirmam que a violência não parte do grupo. Em nota enviada ao g1, os indígenas que ocupam o Parque Nacional do Descobrimento afirmaram que a ocupação também é feita para garantir a segurança do grupo.

"Estamos perdendo vidas indígenas e nós, jovens que somos alvos da perseguição e violência do latifúndio, estamos dando um grito de socorro na luta pela vida, nossas vidas importam!", diz a nota.

Devido a instabilidade de segurança na localidade, o Governo da Bahia anunciou na quarta-feira (19) a criação de um grupo de trabalho para tratar o assunto. Além dos representantes da gestão estadual, o grupo contará também com integrantes da Federação da Agricultura da Bahia (FAEB) e dos povos originários.

A primeira reunião de trabalho ficou definida para a próxima segunda-feira (24), em Salvador. Ela será realizada às 15h, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), no Centro istrativo da Bahia (CAB).

Indígenas ocupam área de parque nacional em Prado, extremo sul da Bahia


https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/20/operacao-policial-sul-da-bahia.ghtml
PIB:Leste

Related Protected Areas: kv21

  • TI Comexatiba (Cahy-Pequi)
  •   1d1953

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.