Máquinas furtadas para extrair ouro ilegalmente são encontradas em terra índigena alvo de garimpo em MT 6c711c

G1 -g1.globo.com - 15/03/2025
Máquinas furtadas para extrair ouro ilegalmente são encontradas em terra índigena alvo de garimpo em MT
4-6 minutos

Máquinas furtadas para extrair ouro ilegalmente foram encontradas na Terra Índigena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. O caso ocorreu na última quinta-feira (13), mas só foi divulgado pela Polícia Civil neste sábado (15). A Sararé tem sido alvo de atividades garimpeiras nos últimos anos e está entre as três terras indígenas que mais têm ocorrência de garimpo ilegal no país.

As máquinas foram encontradas durante o cumprimento da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas e contou com o apoio da Força Tarefa do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Civil.

De acordo com informações da operação, as máquinas foram apreendidas enquanto uma operação de combate aos crimes transfronteiriços era cumprida em Mato Grosso, na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.

A polícia informou que, a princípio, a corporação havia sido comunicada sobre o paradeiro de apenas uma máquina na terra indígena. No entanto, ao chegarem no local, os agentes confirmaram que se tratava de duas máquinas furtadas. Com a apreensão, é estimado que um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão foi causado ao crime.

Segundo o resumo da ocorrência, uma das máquinas estava funcionando, enquanto a outra apresentava problemas mecânicos. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso pelo crime.

As máquinas foram apreendidas e encaminhadas ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) de Pontes e Lacerda para os procedimentos legais.

Outra operação

Durante a operação, foram destruídas escavadeiras hidráulicas emotores estacionários

Durante a operação, foram destruídas escavadeiras hidráulicas emotores estacionários

Imagens aéreas registradas durante a Operação Rondon, deflagrada pela Polícia Federal entre quarta (12) e quinta-feira (13), revelaram a destruição ambiental na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso. O território, que abriga o povo Nambikwara, foi transformado em um verdadeiro pântano de lama devido à ação do garimpo ilegal (veja vídeo acima).

Durante a operação, que contou com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foram destruídas escavadeiras hidráulicas, motores estacionários e outros equipamentos utilizados na extração ilegal de ouro. Além disso, munições de vários calibres, celulares, anotações e outros objetos foram apreendidos.

A operação busca combater o agravamento da situação nos garimpos da TI Sararé - Foto: Polícia Federal

A ação teve como objetivo frear a exploração ilegal de recursos naturais na Terra Indígena Sararé e combater crimes como usurpação de bens da União, crimes ambientais, porte ilegal de armas e até homicídios motivados por disputas territoriais, segundo a Polícia Federal.

TI com maiores ocorrências de garimpo no Brasil

Nos últimos anos, a região tem sido alvo de uma intensificação das atividades garimpeiras, que ameaçam não apenas a integridade do meio ambiente, mas também a saúde e os modos de vida das comunidades indígenas locais.

Imagem aérea mostra degradação causada por garimpeiros - Foto: PF

Alvo de garimpeiros

Na região da Terra Indígena, a Polícia Federal realizou várias fases da operação para desativação de garimpo ilegal. A primeira foi em maio de 2020, quando policiais desocuparam um garimpo ilegal de ouro na região. Porém, após a saída das equipes, os garimpeiros invadiram o local novamente.

A segunda etapa foi deflagrada em março de 2021 e apreendeu instrumentos usados na exploração clandestina. A desocupação foi determinada pela Justiça de Cáceres, e foi realizada por 50 policiais federais e mais de 100 militares do Exército Brasileiro.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/03/15/maquinas-furtadas-para-extrair-ouro-ilegalmente-sao-encontradas-em-terra-indigena-alvo-de-garimpo-em-mt.ghtml
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas: kv21

  • TI Sararé
  •   1d1953

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.